quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Jogo da "Fila de dez"

   Esse é o jogo mais pedido pelas crianças!
   A cada lição nova, fazemos o jogo da "Fila de dez"... pode ser matemática: números estudados, dezenas... pode ser em português: uma frase, a definição de um assunto, as famílias silábicas... Enfim, em qualquer aula!
   Aprendi esse jogo com o método "Alfa e Beto" que aplicamos em 2009.
   Dinâmica do jogo:
   Sorteio dez alunos que se posicionam em fila na frente do quadro, da direita para a esquerda, conforme foram chamados... Isso já dá a noção de ordem e exercita a memória...
    Cada aluno será "uma palavra",  "número"  ou "sílaba"... sendo que a última será eliminada e assim, ficará só uma criança que será a vencedora da "Fila de dez"!
     Exemplo: Estudamos a lição do "J"...  Com as crianças já posicionadas, a professora começa a falar as sílabas, uma para cada criança: "JA"  -  "JE"  -  "JI"  -  "JO"  -  "JU"  -  "JÃO"  A criança que ficou com o "JÃO", senta ....E a professora continua na próxima criança  "JA"...
    As crianças ficam na torcida!!!
     Trabalho bastante sobre o "perder"... Tem criança que chora ou fica chateada quando é eliminada... É uma boa oportunidade de aprender a "perder" ou "esperar", no caso das crianças que não foram sorteadas.
    Os prêmios são pirulitos ou cartõezinhos:   "Parabéns" Você ganhou no jogo da "Fila de dez"!  Também escrevemos no caderno o nome de quem foi o vencedor.
     Em uma das homenagens para as Mães, fiz esse jogo com a frase " Eu amo a minha Mamãe querida!" Elas adoraram! O prêmio foi um guardanapo que eu mesma enfeitei com crochê e fitinhas.  Nesse dia  também fiz o jogo do Bingo, onde quem participava era a Mãe e seu filho. Teve sorteio de três brindes... Isso tudo depois que as crianças se apresentaram.
  Essa foto é de 2010, eles (1º ano B) se preparando para falar os versinhos e músicas:


Nenhum comentário:

Postar um comentário