quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Método "Alfa e Beto"

   No final do ano de 2008 tivemos um encontro com a Secretaria de Educação que nos apresentou três métodos de alfabetização.  Poderíamos escolher um deles ou continuar com o mesmo trabalho já desenvolvido pela Escola.
  Eu e minha colega estávamos dispostas a aplicar uma maneira diferenciada de alfabetizar.
  Nos "encantamos" com os materiais oferecidos no método "Alfa e Beto": fantoches, letras móveis em EVA individuais, cartazes com o alfabeto com belas figuras, cartões com as letras do alfabeto com cordões para colocar no pescoço, livrinhos de histórias, o"livro gigante", livros com atividades escritas, livros didáticos com atividades variadas, a coletânea com todos os tipos de histórias... e MANUAIS! Muitos manuais sobre cada livro, cada assunto... As aulas vinham prontas!!!! Mas a professora tinha que ler, quase decorando, o manual e saber exatamente como seguir cada passo e assim, o método seria um "sucesso"!!!! Também tinha vários Cds explicando tudo com "aulas" filmadas....  Pouquinhos alunos, todos "comportados"... parecia tudo muito fácil!  Gostei foi da parte que um professor demonstra os "sons"... Vi e revi essa cena, até aprender certinho!
  Logo no início do próximo ano, 2009,  já fomos na 1ª reunião... Ficamos um pouco assustadas!!! Tinha um calendário que deveria ser seguido... Tinha fichas de avaliações, chamadas especiais, cálculos, gráficos... NOSSA!  As aulas eram "grandes demais" para as 4 horas de aula!  As atividades escritas eram cansativas pois as crianças já deveriam escrever com a letra cursiva...
   A cada dia tinha uma rotina! Atividades repetitivas com lições diferentes... O bom eram os joguinhos, versinhos, musiquinhas, os fantoches Alfa e Beto, as historinhas...
   Aprendi bastante alfabetizando com os sons! Adorei!
   Das 25 crianças, só três não se alfabetizaram mas tinham uma boa noção dos sons e letras. Todos tinham uma letra muito bonita!
   No próximo ano, eu não quis continuar com esse método oficialmente... "Misturei" o que eu aprendi e o que eu já sabia com tantos anos de alfabetização.  Resultado: Mais de 90% das crianças saem lendo do 1º ano. Continuo utilizando os cartazes, fantoches, cartões e o livro gigante!
  Este ano será a 4ª vez que irei alfabetizar com o som das letras. É mais fácil e interessante para as crianças... Com o passar do tempo e a assimilação dos sons, eles olham qualquer palavra, fazem os sons e leem corretamente. É incrível!!!!







2 comentários:

  1. Olá Norma...obrigada pela visita ao meu blog. Já sou sua seguidora tabém e conte comigo. Tem um selinho presente na barra lateral do meu blog a esquerda.Pegue para vc pela admiração e parceria ao seu trabalho.
    Amei a sua postagem sobre a alfabetização, ressaltando os sons das letras.
    Professor tem que usar material, ousar e criar sempre novas estratégias. Parabéns!
    Até mais, Rosangela

    ResponderExcluir
  2. Olá! Obrigada pelo apoio! Adorei o selinho! Minha "mente" está sempre pensando em novas maneiras de ensinar... por isso estou sempre a procura de ideias que as vezes, adapto ou modifico de acordo com meus alunos... Ótimo fim de semana para você!!! Um abraço!!!! Norma

    ResponderExcluir