quinta-feira, 15 de março de 2012

Atividades com separação de sílabas

   Aproveitando a folha com recorte e colagem dos nomes dos desenhos, inclui a separação de sílabas e que todos os desenhos tinham nomes comuns.


Meus alunos são bastante caprichosos. Eles pintaram os desenhos e esse trabalho ficou bonito e serviu para  leitura, recorte, colagem, copiar a palavra, separar, escrever quantas sílabas tinha e ter o conhecimento que todos eram nomes comuns com escrita inicial minúscula. Um aluno disse:"Mas professora margarida é o nome da avó de um colega."  Respondi: "Sim! Margarida pode ser o nome de uma flor ou de uma pessoa mas o que diferencia essas palavras?"  Logo responderam:"Letra maiúscula no início do nome da avó do colega!"
Passei no quadro todas as sílabas simples: ba, be, bi ... Fui circulando sílabas... eles liam e formavam palavras copiando no caderno.
Entreguei partes de palavras recortadas em "quebra-cabeça"... Eles tinham que procurar a outra metade e formarem a palavra correta. Fiz com palavras dissílabas.
Lemos as palavras, batemos palmas a cada sílaba e depois separamos no caderno.
Formação de palavras com sílabas soltas.
Pintar as sílabas que pertecem ao nome do desenho apresentado.
Eles recortaram várias palavras de revistas. Colaram nas colunas corretas de acordo com o número de sílabas em uma tabela feita no papel pardo. Fizemos também com nomes próprios e comuns.
   

Um comentário:

  1. Adorei as sugestões de atividade, vou fazer com meus alunos tenho certeza que tambem vão gostar.

    ResponderExcluir