segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

História em sequência

   Tanto no 1º ano como no 2º ano, trabalho as histórias em sequência com a numeração da ordem dos acontecimentos. Essa atividade proporciona a observação de detalhes e que mais tarde, vai auxiliar na produção de histórias escritas com início, meio e fim.
   No 1º ano, observamos as gravuras, conversamos, alguns alunos contam a sua "versão" do que está acontecendo, pintamos os desenhos, recortamos e colamos no caderno ou em folhas seguindo a ordem combinada. No segundo semestre, escrevemos pequenas frases ou palavras conhecidas e que apareceram nos desenhos.
   No 2º ano, sigo os  passos acima mas depois que as gravuras estão coladas, as crianças escrevem a sua história.  Meus alunos gostam bastante dessa atividade. Adoro ler o que escreveram! No outro dia, durante a aula, leio as histórias e quem é o autor, levanta a mão. As vezes escolho uma para passar no quadro: fazemos a correção, lemos e algumas vezes, copiamos no caderno. Outras vezes montamos um "livrinho" onde tem a capa, cada figura vai colada em uma folha e grampeamos. Fica muito bom!
   Alguns modelos que encontrei na internet:














Algumas dessa figuras são dos Blogs  "Cantinho do saber"e "Cantinho da Pro Denise".






2 comentários:

  1. amei o seu trabalho!
    Parabéns.
    Fátima

    ResponderExcluir
  2. Lindo seu blog, seus filhos...aproveitando demais suas atividades com meus aluninhos!
    Obrigada linda !

    ResponderExcluir