sábado, 3 de março de 2012

Ajudante do dia

  Considero o "ajudante" uma atividade que auxilia bastante não só a professora mas a criança também  na sala de aula.., desenvolvendo habilidades de uma forma individual ( pegar folhas e outros materiais, seguir sequências, ordens, identificar os colegas...)  ... e assim, posso avaliar através da observação.
  Já fiz o cartaz do ajudante de várias maneiras: na ordem da chamada, com fichinhas, por fila... Até que tive uma ideia que deu certo não só para o ajudante, mas para outras atividades: leitura, ir ao quadro, auxiliar um colega, sorteio de quem vai jogar...
   Com duas metades de garrafa pet num cartaz de EVA com identificação, coloco em um dos lados as tampinhas, uma para cada aluno com  o seu nome. Na aula, conforme a atividade, sorteio uma ou mais tampinhas... leio os nomes e essas tampinhas vão para o outro lado... depois que todos foram, começa novamente.
   No 3º ano eles que colocaram seus nomes nas tampinhas. Cada um enfeitou como quis e ficaram muito bonitas!
   Minhas colegas sempre perguntam o que faço com aquelas tampinhas nos potes... Acham a ideia boa e algumas já utilizam também nas suas salas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário