quarta-feira, 14 de março de 2012

Nomes próprios e comuns

  Depois de revisar bem o alfabeto minúsculo e maiúsculo, estamos trabalhando com os nomes próprios e comuns.
   Colei no caderno de cada aluno um adesivo com a letra inicial do seu nome... Eles deveriam completar o restante das letras com sua letra e minúscula. Disseram: "Que legal!"

   Na atividade de escrever nomes para... menino, menina, vovó, homem, cidade, ator, carro...gato (!) e outros animais... Como eles sabem do Bito, queriam saber como que ficamos com ele... Contei a história... Daí queriam saber de onde veio o nome "Bito"... Contei a história do Bito "1"... Estavam tão interessados! (Postei essas histórias em "Bichinho lindo" do dia 21/01). Então registramos a atividade:"Conversa sobre os animais" e fizemos uma pequena tabela: gato: Bito ; cachorro: Rex: cavalo: Marlon... Foi uma aula muito boa e proveitosa!  Inclusive o "Marlon", nosso cavalo, vou fazê-lo de garrafa pet... Aproveitarei para vários assuntos: cuidados com os animais, utilidades, animais domésticos, separação de sílabas, formação de outras palavras, frases, qualidades, desenhos... A cada dia um aluno levará o "Marlon" para casa e deverá fazer uma frase ou desenho sobre essa visita.
  Vamos fazer atividades com figuras de revistas com atores e atrizes para escrevermos seus nomes em um painel.
  Com os nomes dos meus alunos faremos quebra-cabeças, ilustração do seu nome com letras decorativas, frases malucas, canto do "sapo não lava o pé" : A Natália não lava o pé, não..." Separação de sílabas, completar frases...
   Associaremos o nome da Escola  "Érico Veríssimo" com informações da vida do escritor e sua obras.
   Iniciaremos uma sequência de grandezas: cidade, estado, país... estudando os nomes "Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul e Brasil". Poderemos incluir a observação de mapas e pesquisa na internet durante o horário de informática.
  Quando eu realizar essas atividades vou fotografá-las e postar. Por enquanto, vou colocar uma imagem da internet ( tem impressa os créditos)  de como ficará o "Marlon"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário