sábado, 10 de março de 2012

Iniciando com as vogais

   Durante esses 10 dias de aula, meu planejamento não deu ênfase na alfabetização. Procurei realizar atividades de adaptação, inclusão, aceitação, cantos, jogos, brincadeiras como o boliche, bilboquê, dados... contando quantos meninos e meninas estavam na aula, direção da escrita e leitura (esquerda para a direita), adquirir hábitos de saber escutar, esperar, andar em fila, sentar-se corretamente, aprender a utilizar os materiais escolares, lanchar...
   Em dias intercalados "brincávamos" de ler o alfabeto. Os bonecos "Alfa" e "Beto" vieram visitá-los...
   Para a próxima aula, vou iniciar as atividades com as vogais. Vou apresentar as fichas do alfabeto e depois retirar só as vogais... Contar a historinha que essas 5 letrinhas possuem um "som" próprio... que elas "falam" sozinhas: ""A" entendi... "E" hoje tem pracinha!  "I" disseram que vai chover!  "U" para quem briga!...
  Cantaremos as vogais... Darei revistas para que as crianças encontrem as vogais e recortem para colarmos nas colunas corretas em um painel que faremos. Copiaremos as vogais em círculos, no pátio com giz, com tinta têmpera, faremos algumas atividades em folhas. Isso por dois dias. Depois, a cada dia estudaremos uma vogal de cada vez.
    Os números ainda continuarei com a representação das quantidades e fazendo leituras nos cartazes oralmente. Sempre faço uma tabela no quadro com os nomes dos colegas que vão jogar e anoto os pontos com bolinhas. Depois contamos o total e represento com números. Os números são vistos a quase todo momento: no calendário, na hora, nas musiquinhas, no material, nos ajudantes...
    Esse é o contorno da minha mão. As crianças deverão contornar as letras, pintar, recortar e  colar num palito.  O elefantinho será para depois, quando estudarmos o "E", faremos o "elefante no palito".
 Essa folha será dividida. A do avião será para depois, na vogal "A".
Treinando as vogais:


Na vogal "A" faremos o treino da escrita.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário