quarta-feira, 7 de março de 2012

Utilizando os gráficos para revisar os números

   Considero os gráficos uma maneira diversificada para o desenvolvimento da observação e do raciocínio lógico-matemático.
   Nas variadas formas de elaborar um gráfico, podemos explorar vários conteúdos... tanto na escrita, leitura como nas quantidades.  Maior, menor, menos, mais, cálculos... Os assuntos também são inúmeros!
   O primeiro gráfico que fiz com meus alunos foi sobre a numeração dos seus calçados. De tema eles tiveram que contornar seus pés, pintar, escrever a numeração e recortar. No outro dia, na aula, montamos o gráfico que ficou muito bonito e todos entenderam as informações que ele nos oferecia.
   Fiz outro gráfico sobre o número de meninos e meninas da turma 32... revisamos a soma, comparação de quantidades, masculino e feminino e substantivos próprios.
   Na próxima semana, vamos fazer um gráfico de segunda a  sexta-feira anotando os tipos de merenda e quantos alunos vão no refeitório. As conclusões serão analisadas e estudadas em aula.





Nenhum comentário:

Postar um comentário