quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A arte de contar histórias

   O mundo infantil é mágico!  A imaginação é sem limites!  Adoro trabalhar com as crianças pequenas! Destes 28 anos de magistério, todos, no turno da tarde foram com os pequenos. Na parte da manhã, já trabalhei com todos os anos, desde a educação infantil até a 8ª série. Mas até com os grandes, as "historinhas" funcionam!
   Quando substitui por um bimestre um professor de Geografia ( ! Eu, euzinha! Lecionei GEOGRAFIA nas 6ª, 7ª e 8ª séries!!!!!)  e falando sobre as viagens de um navegador, a turma demonstrou interesse em saber mais detalhes sobre a sua vida.  Pesquisei... Quando tive que dar a triste notícia de como ele havia morrido, eles ficaram sinceramente chateados!
   Lidar com o imaginário nos possibilita desenvolver a criatividade de uma forma descontraída e atraente. Sendo assim, a aprendizagem se torna fácil e gratificante.
   Todos os dias, em minhas aulas tem "A hora da historinha!"  ..Todos adoram e ficam prestando bastante atenção!!! Se divertem, pensam, perguntam, sonham... APRENDEM!!!!!
  Certo dia, me abaixei para pegar o livro e ao mesmo tempo coloquei um óculos colorido e grande!!! Eles amaram a surpresa!!!!!
   Gosto de "dar vida" aos personagens... Troco as vozes... Faço caras e caretas... Leio alto e baixo... Me movimento... Faço os sons das batidas... Caminho nos corredores... Me abaixo... Dou giros... Enfim, "viajo"!!!!!
   Perdi a "vergonha" quando apliquei o método Alfa e Beto que tinha os fantoches que "falavam" com as crianças... Nesses momentos, em que os "bonecos" vinham visitá-los, era um silêncio só!    Um dia, eu bem "bela", fazendo as vozes dos bonecos... quando olho para a porta, o Diretor... parado, me olhando!!!!  Quase tive um "treco"!!!!!

   Antes que eu me esqueça... fui a paraninfa daquela turma de 8ª série naquele ano!!!! E fiquei com eles só dois meses!!!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário