quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Brincando, jogando e aprendendo

     Três anos atrás, trabalhei com um 3º ano.  Recebi um material riquíssimo para as aulas de Matemática. Só que quanto mais eu lia as atividades, mais eu queria aplicá-las... Gostei imensamente das sugestões de histórias, jogos e atividades!  Muitas dessas atividade adaptei para o 1º e 2º anos. Eles adoram o "Jogo dos Dados"... Medir objetos usando a mão e o pé... E aí tem a historinha do Rei que tinha dado terras para seus súditos. A medida dos terrenos era feita com o "pé" do Rei. Só que ele morreu antes de entregar os terrenos. Seu filho, o sucessor, era um menino ainda!  Os súditos ficaram tristes com a morte do Rei e por receberem menos terras pois o pé do novo Rei era bem menor...
   Contornamos os pés, fizemos comparações... do menor, do maior... Foi incrível!!! Essas atividades ocupam os alunos, eles aprendem a comparar, a pensar, a encontrar soluções... Uau!!!!
    Contem várias atividades sobre numerais, cálculos matemáticos, figuras planas e sólidas, unidades, dezenas, centenas e milhares,  gráficos, sequências... E ainda tem um segundo livro com folhas grossas e destacáveis para montar os jogos e figuras.











Os assuntos e atividades são de leitura e demonstração para o professor que poderá aplicar as sugestões no caderno, oralmente, no quadro,em folhas... enfim, da forma que a sua criatividade o inspirar!  Os jogos são feitos por grupos ou equipes. Os resultados são marcados em tabelas. Essas tabelas podem ser no quadro, em folhas ou no caderno. Um aluno completa a tabela e os resultados são analisados, comparados... Dá para fazer vários cálculos e conforme os resultados (não muito altos), um gráfico.
Exemplos:





Nenhum comentário:

Postar um comentário