quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O Girassol, o Besouro e o Grilo

    Aquele dia amanheceu com o sol brilhando e lá fora estava o Girassol, enorme e feliz, olhando um Besouro que dormia em uma de suas folhas.
   Passou o Grilo e disse:
   _ Bom dia, Girassol! Você quer ouvir uma música da minha caixinha?
   _ Bom dia, Grilo! Quero sim! Sente em uma de minhas folhas e toque sua música!
   E assim ficaram o resto da manhã: o Girassol olhando, o Grilo tocando e o Besouro dormindo.

    Essa historinha fui eu quem escreveu quando estudava no magistério. Um dos vários trabalhos que fiz... Era para recortar dez gravuras e escrever "inventando" um texto sobre as figuras. Esse material faria parte de uma das caixas de leitura.
    Muito bem... Escolhi dez figuras interessantes e "mãos à obra"... Fui a autora das tais historinhas.
    Entreguei o material muito bem apresentado com fichas individuais e plastificadas em uma bela caixa encapada. Estava feliz com o resultado daquele trabalho.
   Quando a professora devolveu as caixas, dentro, tinha um bilhetinho: "Não era para copiar as histórias!" e me deu a nota 9.   !!!!!!!!   Fiquei desolada e sem ação!!!!!!!  Fui conversar com a professora e disse-lhe que não havia copiado as histórias... Eu era a autora... Ela sorriu como se não tivesse me escutado e continuou a aula!!!!!!   Pois é... Já aprendi naquele momento uma lição importante: Acreditar no potencial dos meus alunos!!!!!!!! E essa lição aprendi sozinha que sem querer, aquela professora me ensinou sem saber.
   Utilizei muitas vezes essa e as outras historinhas... O texto é simples mas dá para trabalhar muitos itens: personagens, ação, qualidade, diálogo, pontuação, tipos de frase, ilustração, artigos, acentuação, sílaba tônica,  espaço, tempo,sequência ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário